Maiores riscos, maiores retornos: uma máxima universal?
Maiores riscos, maiores retornos! Mas será que esta máxima é realmente aplicável para todos os investimentos?
A relação psicológica com o dinheiro
A escolha pela exposição a maiores riscos passa inicialmente pela relação psicológica que temos com nosso dinheiro. É preciso ter plena consciência do que se está fazendo e quais os riscos e oportunidades relacionados a cada tipo de ação neste ambiente onde, como o próprio nome diz, a renda é variável.
Reserva de emergência: o goleiro do seu time de investimentos
No futebol dizemos que um grande time sempre começa por um grande goleiro! Nos investimentos não deve ser diferente, e nosso goleiro deve ser uma boa reserva de emergência. A partir daí, o dinheiro deve ser segmentado em diversos potes, cada um atrelado a um tipo de objetivo definido individualmente por cada investidor.
Renda variável: riscos, responsabilidades e expectativas
O dinheiro da renda variável deve ser aquele que não precisamos neste exato momento, e com isso estaríamos mais susceptíveis a correr maiores riscos em troca de maiores retornos. Contudo, devemos sempre compreender que a renda variável é uma tentativa, e nunca uma certeza. Aplicar na bolsa não significa uma aposta ou um passeio em uma montanha russa, mas também não deve nos remeter a um domingo assistindo à programação da tarde em seu mais monótono marasmo ocioso. Investir em renda variável nos demanda responsabilidade, afinal não devemos pular de cabeça em uma piscina sem que se tenha certeza de que sua profundidade permitiria tal estripulia. O fato é que muitos pulariam, outros nem chegariam próximo desta figurativa piscina.
Diferentes estratégias de investimento em renda variável
Alguns procuram operações direcionais e rápidas, definidas por compras e vendas dentro de curtíssimos períodos (minutos). Estes investidores buscam linhas de tendências sedimentadas em análises técnicas gráficas ou baseadas em notícias de impacto no curtíssimo prazo e vinculadas ao comportamento de cada tipo de ativo. Sim! Estamos falando de day-trade! Outros, buscam operações de curto e médio prazo (dias ou semanas), também baseadas em linhas de tendências, notícias ou análises fundamentalistas com o mesmo objetivo de aproveitar variações dos preços dos ativos negociados nas bolsas no curto prazo. Agora, estamos tratando de swing trade. Por fim, tem-se ainda aqueles mais analíticos dos fundamentos ou do valor por trás de cada ativo. Tais perfis aproximam-se do conceito de dono, proprietário ou sócio de uma determinada empresa. Neste conceito, estudar as empresas antes de qualquer aporte inicial se faz ação de suma importância, e carregar esta estratégia enquanto tal valor perdurar deve ser uma máxima para a prática do famigerado buy & hold, que consiste na prática de comprar ações de boas empresas sob preços atrativos e mantê-las até que alcancem retornos atrativos, seja por variações de seus preços, seja ainda por pagamentos de dividendos.
A importância da diversificação e do alinhamento ao perfil do investidor
Mais do que uma simples escolha, o investimento deve estar atrelado ao perfil do investidor, seu momento, seus objetivos e a forma como cada um deve diversificar sua carteira. Os retornos são apenas uma consequência conseguida no tempo!
Descubra seu perfil e planeje sua jornada de investimento
E aí? Qual tipo de investidor você é? Com qual frequência você teria disponibilidade para acompanhar seus resultados e revisar suas estratégias? Quer saber mais? Nós da Mapler estamos aqui para te ajudar nesta jornada!