Está sem tempo para ler? Escute a versão em áudio!
O que você acredita ser mais fácil e saudável para um planejamento financeiro: poupar R$ 1.000,00 por mês durante 3 anos ou poupar R$ 100,00 por mês durante 10 anos?
Na estratégia de longo prazo o pensamento é exatamente esse, o tempo deve trabalhar a nosso favor. Quanto antes começamos a pensar nisso, maiores serão os resultados gerados pelos juros compostos! Dessa forma eles nos proporcionarão uma liberdade financeira no nosso futuro, veja abaixo como os juros compostos funcionam na prática:
Tabela considerando a mesma aplicação e taxa de juros em investimentos de juros simples x juros compostos
A ideia não é necessariamente parar de trabalhar ou “se aposentar”, mas parar de trabalhar por necessidade. Quanto antes você se planejar para isso mais cedo você se libertará financeiramente e menor será o valor que você precisará poupar mensalmente para esse objetivo (liberando espaço para você utilizar mais recursos para a parte do “luxo” do seu planejamento e para objetivos de médio prazo).
Aqui também se destacam as estratégias tributárias e fiscais, como o valor a ser guardado ao final do longo prazo tende a ser um dos mais elevados dentro do seu planejamento, é essencial pensarmos em saídas onde seja possível pagar o menor valor de imposto possível (dentro da lei).
Onde deixar investido a minha reserva de longo prazo?
Na seção de “Investimentos” da nossa área educacional você pode se aprofundar mais sobre esse assunto, mas de forma simples e resumida, você pode deixar o seu dinheiro aplicado em Tesouro Direto Pós-fixado, ações, fundos imobiliários e um dos mais importantes investimentos pensando na parte tributária, a previdência privada.
Lembrando que no longo prazo você pode montar um “mix” de investimentos de acordo com o seu perfil, mas ressalto a importância de não focar somente em um produto. Na medida do possível busque por uma variedade de todas as aplicações citadas anteriormente, isso vai trazer mais estabilidade e segurança dentro do seu planejamento.
Os valores de rentabilidade nessa tabela são apenas representativos, o principal foco é mostrar como funciona a parte tributária e como os investimentos podem trabalhar de forma complementar dentro da sua estratégia de investimento