Passo 10: Se expor a Renda Variável

A estratégia correta para investir em renda variável

Está sem tempo para ler? Escute a versão em áudio!

 

Anúncio

E finalmente chegamos no passo 10, a cereja do bolo do planejamento financeiro e um dos passos mais esperados!

A renda variável é um tipo de investimento cujo retorno não é previsível, podendo variar para cima ou para baixo. É o oposto da renda fixa, na qual o retorno é definido no momento da aplicação.

Para você entender melhor, imagine que você compra um carro. O preço do carro pode subir ou cair, dependendo da oferta e da demanda. Se você comprar o carro quando ele estiver em alta, você pode perder dinheiro quando for vender. Por outro lado, se você comprar o carro quando ele estiver em baixa, você pode ganhar dinheiro.

Um exemplo de renda variável é a compra de ações na bolsa de valores. Quando você compra uma ação, você está comprando uma pequena parte de uma empresa e se torna acionista dela. O preço da ação pode subir ou cair, dependendo de fatores como o desempenho da empresa, a economia e a especulação do mercado.

Outro exemplo de renda variável são os fundos de investimento, como fundos de ações ou multimercados. Esses fundos investem em uma carteira de ativos que pode incluir ações, títulos de renda fixa, moedas e outras aplicações. O retorno dependerá do desempenho dos ativos em que ele investe. Nessa categoria é como “contratar” um profissional para fazer a gestão da sua carteira, entretanto, é cobrada uma taxa para esse serviço.

Anúncio

Risco e retorno

O risco é um fator importante a ser considerado ao investir em renda variável. Em geral quanto maior o risco, maior o potencial de retorno.

Investir em renda variável é uma boa opção para quem está disposto a correr riscos para obter um retorno maior. No entanto, é importante ter um planejamento financeiro adequado tendo pelo menos uma reserva de curto prazo, ou parte dela em formação.

 

Tipos de investimentos em renda variável

  • Ações
  • Fundos imobiliários
  • Stocks (ações americanas)
  • Criptomoedas
  • Prata, ouro e outros metais
  • Petróleo, minério de ferro e outras commodities
  • Entre outros…

 

Na nossa seção de investimentos em renda variável você poderá se aprofundar ainda mais neste assunto e montar a sua própria carteira de investimentos de acordo com os seus objetivos e tolerância ao risco.

Felipe Guida

Felipe Guida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco através do WhatsApp